
Quinta marcha (38/41=0,93) |
Há algum tempo, existe uma certa dúvida sobre as relações de marchas dos Escort XR3 2.0 fabricados entre 1993 e 1995.Entre críticas, suposições e aprovações,numa coisa todos concordam: o câmbio do XR3 possui relações de marcha extremamente curtas.
O que suscitou dúvidas foi que as marchas pareciam ser ainda mais curtas que descrito no manual, fato que também era corroborado pelos dados obtidos em testes por revistas conceituadas no segmento automotivo.Vamos aos dados encontrados no manual do proprietário do Escort XR3 2.0:
Relação de Marchas no Manual do Proprietário (Relação A):
1º marcha.............3,78:1
2º marcha.............2,12:1
3º marcha.............1,43:1
4º marcha.............1,03:1
5º marcha.............0,84:1
Diferencial............3,944:1
Através da tabela ao lado (composta com a relação de marchas segundo o manual) e dos números obtidos no velocímetro do carro,é fácil verificar que o Escort XR3 2.0 possui de fato uma relação diferente da apresentada no manual.Basta observar que em quinta marcha, a 2000rpm, o veículo encontra-se a 65,73Km/h segundo a tabela,enquanto ele na realidade encontra-se a 60km/h, nas mesmas condições,segundo o seu velocímetro. Antes que alguém pense em erro no velocímetro, devemos lembrar que as fábricas sempre projetam esse erro para mais e nunca para menos,o que torna a disparidade entre os dados ainda maior.
Os dados de velocidade máxima aferido em pista pelas revistas automotivas, também indicavam que havia alguma coisa errada dada a baixa velocidade final alcançada pelos modelos testados:
Quatro Rodas (Dezembro 1992) --> 186,4Km/h
Oficina Mecânica (Dezembro 1992) --> 187,2Km/h
O mistério começou a ser explicado quando no fim do ano passado resolvi abrir a caixa de câmbio do meu Escort XR3 2.0.
Após aberta, pacientemente contei todos os dentes das engrenagens e calculei suas relações. Então as suspeitas foram confirmadas. Excetuando a primeira marcha, todas as outras eram mais curtas do que deveriam ser segundo o manual do proprietário. Observem as marchas encontradas:
Relação de Marchas Encontrada no XR3 2.0 (Relação B):
1º marcha..............3,78:1
2º marcha..............2,24:1
3º marcha..............1,52:1
4º marcha..............1,12:1
5º marcha..............0,93:1
Diferencial............3,944:1
Observem que a quinta marcha é extremamente curta, o que explica a velocidade final baixa para um carro com boa aerodinâmica e motor 2.0.
Ao lado, mostramos o mesmo quadro comparativo entre marcha, rotação e velocidade, agora com a relação curta (Relação B) encontrada no desmonte do câmbio do XR3 (pneus 185/60-14).
Usando as tabelas, pudemos verificar que existem alguns poucos modelos de XR3 2.0 que saíram com a relação de marchas descrita no manual (Relação A). A grande maioria possui o câmbio igual ao do meu carro, que é extremamente curto, prejudicando além da velocidade final, o consumo e o nível de ruído (Relação B).
Esclarecido o fato de que o Escort XR3 2.0 veio equipado com dois câmbios distintos, apenas um no manual do proprietário (que equipa a minoria), restou a dúvida do que pode ter acontecido para que a Autolatina tenha feito isto.

Câmbio XR3 2.0 - desmontado |
Analisando alguns dados, achei uma relação de marchas exatamente igual à encontrada no XR3 2.0 (Relação B). É a mesma relação que equipou alguns Pointer GTi “pré-série” e altamente criticada por quem testou o veículo justamente por ser considerada muito curta, o que comprometia os números de desempenho. Antes de ser lançado no mercado, a Autolatina (segundo ela mesma) alterou a relação da quinta marcha dos Pointer GTi de 0,93:1 para 0,84:1.
Lembrando que a Autolatina era uma Joint-Venture entre a Volkswagen e a Ford para a produção de produtos comuns e troca de tecnologias. O chassis do Pointer/Logus, era o mesmo do Escort. As motorizações eram as mesmas fornecidas pela Volkswagen (motor e câmbio) para os três modelos.
Abaixo uma tabela comparativa entre os câmbios:
|
XR3 (RelaçãoA) |
XR3 (RelaçãoB) |
GTi (pré-série) |
Gti |
1º |
3,78:1 |
3,78:1 |
3,78:1 |
3,78:1 |
2º |
2,12:1 |
2,24:1 |
2,24:1 |
2,24:1 |
3º |
1,43:1 |
1,52:1 |
1,52:1 |
1,52:1 |
4° |
1,03:1 |
1,12:1 |
1,12:1 |
1,12:1 |
5º |
0,84:1 |
0,93:1 |
0,93:1 |
0,84:1 |
Dif. |
3,944:1 |
3,944:1 |
3,944:1 |
3,944:1 |
Os dados estão aí para que cada um tire suas conclusões. Podemos dizer que é curioso que a relação inteira do Pointer GTi tenha ido parar no Escort XR3 (Relação B), a mesma relação que foi desaprovada por quem testou o carro da Volks. Seria interessante abrirmos o câmbio do Pointer GTi para verificar que relações ele possui. Quem sabe não encontramos toda a relação do Escort XR3 (Relação A)?
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