Preparação fase 2
Fiz a parte mecânica dele aos poucos, deixando como realmente queria, mas foi um trabalho árduo. Queria mesmo era melhorar a preparação e partir pra fase 2.
Foi então que depois de conhecer, lidar e aprender muito sobre este motor, resolvi investir mais um pouco, ainda mais depois de ter problemas com o antigo cabeçote, não fiz ele como deveria ter feito, fizemos a preparação e não investi em prevenção (guias). Deu no que deu. 
Recentemente troquei guias, válvulas (todas), retentores de válvulas, molas especiais, balancins, tudo novo. Além disso, havia estourado um terminal de direção numa viagem minha, aproveitei e troquei os dois, tudo novo.
O cabeçote foi caprichado desta vez, mais taxa e um trabalho especial.
Pra fechar o saudoso 4x1 de duas polegadas, com canos de 1 7/8 até o final com uma ponteira e dois abafadores de alto fluxo.
Sapatos novos e rodas
Os firehawk já estavam se esgotando, estava na hora de pneus, e busca dali, de lá e nada de preço, nada de pneus 185/60/14 82H, até se encontrava, mas só pneus novos.
Resolvi também investir em pneus.
Comprei 4 pneus novos Bfgoodrich (touring G), a linha esportiva da michelin, na medida 14 e 15, depois entra os michelin com os pilot sport.
As rodas receberam tratamento especial. Duas semanas de espera, rodando com rodas desalinhadas tortas, pneus remolds, sem balanceamento, tudo fora de offset. Então ficaram prontas!, reluzentes, diamantadas e consertadas.
Enfim estava chegando o fim da restauração....
Nestes cinco anos muita coisa aconteceu e com certeza este carro nasceu com alma esportiva e o próprio nome já diz tudo Escort = companheiro.
Problemas
Neste período tive problemas com parachoque: estaciono o carro e quebram as milhas e parachoque, consertei, ficou bom. Tive problemas com cabeçote, suspenção, elétrica, mas todos foram resolvidos.
Curiosidades 
* Este carro já subiu a serra gaúcha com 4 marchas, o garfo da quinta foi pro espaço quando estava indo, viagem tranquila.
* Fez percurso de 120km rodando ainda a gasolina em 50min, subida de serra, no vácuo de uma blazer 4.3 v6 vortec. (não era polícia federal, ehhehe)
* Consertei um radiador pela primeira vez (uma mangueira estourou) isolei com fita isolante e mantive água por 12km.
* Este carro nunca me deixou na mão, exceto quando recém comprado e a gasolina terminou. Bobeira minha.
* Fui avaliador durante 2 anos numa concessionária GM, parte de usados, passaram nas minhas mãos desde buggy 1.300 a BMW 325 e digo-lhes, o xr3 aspro é um dos 8v 4cc mais fortes que já guiei até agora.
Ficha Técnica
Bloco
Motor 1.8
Cabeçote
Comando 049G
Taxado - 13.9
Polia regulável com regulagem pra torque e enquadrar o comando para médias e altas rotações.
Alimentação
Carburador 2E do Santana 2.0 álcool (22/26).
Gigles aumentados tanto no primeiro como no segundo estágio.
Válvula do VW Fusca para cortar mistura álcool/gasolina
Reservatório de gasolina novo (não original)
Ignição e distribuição
Ponto distribuidor - 13º
Filtro de ar duplo fluxo com sistema de captação de ar gelado (RAM air)
Velas NGK e Cabos NGK do AP 2.0I
Exaustão
Coletor 4x1 + canos de 1 7/8 feito sob medida até o final
Abafadores de alto fluxo
Vácuo em marcha lenta atual
22 última medição no frio.
Consumo atual - Média geral - 7.5km/l - Estrada - 10.7 subida de serra com 4 pessoas
|