Está preparado para ver um dos melhores tópicos referentes à preparação e itens que você até passa por eles e nem se dá conta? Agora escrevo o que eu já tinha notado e algumas que são novidades pra mim e eu precisava de "um cara" que saca muito pra revelar estas coisas que você se supreende ao ler esta entrevista.
Além da entrevista estou colocando duas avaliações que o cara fez pra vocês terem uma idéia de quão técnico ele é, e pra finalizar falando um pouco de preparação no qual nem gosto né...
Apresentação do entrevistado
- Já correu em campeonatos de corrida de rua
- Tem muita experiência, mas muita mesma.
- É o primeiro cara que conheço que têm a técnica e prática aliada e afiada com uma navalha.
- Avaliador profissional com detalhes que poucos falam.
- Leiam as duas avaliações e verão o que eu estou dizendo.
Apelido
Tecnomax
Quantos cvs será que meu carro está rendendo hoje?
Original tu sabe que este motor gera de 107cvs a 110cvs, ah o meu é 89, não tem o catalizador, produzido antes da primeira lei proncove. Uns dizem ter 110cvs, mas eu fico nos 107, sempre o índice mais baixo.
Segundo dados de manual e revistas, a pegada do xr3 1.8 álcool viria em 3200 rpms, e o meu hoje sinto que vem em 3800 rpms, talvez um pouco antes, mas ela vem mesmo é em 3800, porque mexi no enquadramento do comando e escapamento 4x1 que altera a faixa de torque pra mais.
É bom ter a pegada em 3800, ou é melhor puxar mais pra baixo, tipo 3000 rpms?
Com esta configuração, chego a fazer mais de 10km/l na estrada e anda super bem e ai vem a terceira pergunta, eu pensei varias vezes em comando com mais graduação, mais segundo o preparador nada adianta se ficar com as valvulas 38, e também pode esqueces este consumo bom....
Cheguei na configuração maxima com o 49G?
Quarta e última pergunta, porque sinto o carro mais solto depois das 7h da noite e quando vem aquele friozinho? Moro no sul e aqui está muito quente e no final da tarde, parece que baixa aquela brisa e o carburador rende mais. Sinto o carro mais solto neste horário, porque?
Muito legal teu topico sobre o Focus"ver logo abaixo". Abraço.
Resposta do Tecnomax:
Aspro, obrigado pelos elogios, e ao texto do Focus.
Você tem um excelente carro, leve, aerodinâmico, bonito, bem equipado e com estudos avançados para a época que foi lançado. Tanto que você, satisfeito, já mantém o carrão por seis anos.
Seu motor está muito bem feito sim. Você ouviu bem seu mecânico, que aliás deve ser muito bom dadas as características do preparo leve e acerto final. É difícil precisar a sua potência sem sentir o giro útil alcançado, mas se tiver com pico a umas 5.200/5.300 rpm (de quarta você nota qual o giro ótimo), deve estar logo acima de 120 Cv, mas com um aumento de Torque acima do de potência.
Taxa 14 (quase) e o ponto inicial 13 graus é mais ou menos o limite para rodar com a válvula 38, escape 4x1 de 2" e ponto do 049 G em 2 Graus atrasado mais o 2E 22-26. Aliás, é bom manter o carbura no vácuo. A Economia do carro em estrada comprova o bom acerto e esteja certo que a admissão com captação de ar frio ( forçada-quando gera leve pressão a velocidades altas - rain air - ou apenas soprando no duplo fluxo) é extremamente benéfica.
Você chegou sim na configuração ideal com o 2E mais o 049G.
O ar frio é mais rico em oxigênio. Dá uma desquilibradinha na proporção Nitrogenio Oxigênio quando esfria. Mais denso também e quanto mais O2 mais rendimento tem. Daí essa sensação de " nível do mar " quando se anda ao entardecer. Quando a gente vai bater ou tentar bater um récord de uma pista, é muito simples: Basta esperar aquele momento do entardecer onde o ar esfriou mas ainda não tem sereno demais como de manhã. É batata: o tempo vem como por encanto, é a hora do dia que o motor rende mais.
Seus comentários traduzem o seu entendimento por carros, é incrivel, fiquei espantado.
O XR3 eu acredito estar bem acertado, no limite mesmo do "049G".
E sobre potencia, eu chutaria se fosse possível em 125cvs, com uma r/l de 7,84 avaliando com o peso de "980kg" mais de 120 como você comentou. Torque eu nem faço idéia.
Agora sua pergunta sobre terceira e quarta marcha, sobre a terceira é uma patada de 80 a 120, teria que medir, já a quarta marcha, esta eu conheço bem!.
Maico
A minha embreagem está indo pro saco, no meio do ano vou trocar, vou de sachs, ja decidi, e eu sei que a quarta vai muito bem até 6100 rpms. Exatamente no limite, até vai mais, mas pra não perder giro útil eu troco nesta rotação e ela vai super bem, mas muito bem até 5800 rpms e depois começa a perder rendimento até os 6100 rpms.
Com embreagem boa e tocada forte, a 4ª marcha termina em 190km/h, quando entra a quinta marcha. Com a quarta do jeito que está hoje ela fica entre 180-185, mas tu ve que poderia ser melhor, se a embreagem estivesse melhor, sendo que o cambio do xr3 é 5 reais né.
Relação de marchas
Diferencial em 3.67
1 - 3:45 2- 2:12 3 - 1.44 4 - 1.13 5 - 0.89
Sobre as válvulas é exatamente isto que você falou, estão no limite, eu tive até que passar um produtinho nas extremidades dos selos do motor e deixar eles mais ovalizados pra não ter problema com detonação, pois ja furou duas vezes selo, mas graças nunca deu problema no cabeçote, ah!, só uma vez que subi a serra e o ponto estava muito adiantado mesmo, acho que 15, depois disso recuei um pouco e agora ando no acerto médio em 13 mesmo, mais precisamente em 12.9.
Sobre a pegada, o normal consultando dois caras que tem escorts xr3 1.8 álcool é em 3500-3600 rpms, exatamente como você falou, as vezes eu sinto um pouco de falta deste segundo estágio mais cedo, mas em alta ele compensa, pelo menos é o que eu acho, não sei.
Sobre a bomba de combustível, é nova. Bomba d´agua nova, bomba de óleo nova, procuro deixar todos itens novos: radiador novo, mangueiras, tudo novo, é muita pressão, e a válvula mahle trabalha que é uma beleza!
Sobre o andar ao entardecer, como é bom! É exatamente como você falou, não tem aquela brisa pela manhã, que hoje eu nem acelero mais, pois parece que o motor fica mais aspero agora ao entardecer e quando abasteço no posto top aqui, ele fica pipocando, e eu sei que é sintoma que ele quer acelerar e ao leve toque ele dispara.
Tecnomax
Sobre a "injeção de gasolina": Legal e até cômico, pena que perdi o texto, mas já adianto que naquele botãozinho amarelado, com o sensor de temperatura da injetora de gasolina desacoplada e Avgás no tanquinho, já me dei bem em situações 'críticas' , sem infringir o 'regulamento'...
Grande abraço.
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