Escort RS Cosworth

A história começa em 1958, com Mike Costin e Keith Duckworth (formando a cosworth), parceria que foi independente, mas depois de alguns anos se juntaram a Ford, quando a “Cossie” começou a preparar os motores de F-1 o que levou a Ford/Cosworth a ter mais de 160 vitorias em Gps. A parceria não ficou restrita apenas à F1, foram  preparandos carros para as competições de F2 e F3 e competições como BTCC com o Sierra Cosworth, no rally do Grupo B com o RS200 entre outros.


Ao pensar em Rally, pensamos em que carro? O famoso Escort, que deixou para traz carros como Subaru Impreza, Lancia Delta, Toyota Célica entre outros.  Sim, é isso mesmo que você esta pensando, o Escort que estou falando é o Escort RS Cosworth carro que marcou a década de 90 nas competições de Rally e que tem seu respeito até hoje e nos dias que seguem.

Esportivo? Sim, ele se encaixa nessa categoria, pois se trata de um carro feito pela Cosworth. A idéia era fazer um carro para ser homologado no Grupo A de rally em 1992, como manda o regulamento, então a Ford convocou os engenheiros da Cosworth e lhes deu a missão de construir um carro que brilhasse nas competições de Rally e os fãs também pudessem comprar!

Quando se vê o Escort Cosworth já se imagina que é um carro de competição e alto desempenho pois sua aparência condiz com isso. Tem sua carroceria toda alargada, duas entradas de ar no capo, rodas de 16’ e pneus 225/45 além de um kit aerodinâmico que para uns é feio e para outros é bonito (lindo, na minha opinião), mas que acima de tudo é funcional. Acima de 180 km/h é adicionado 19 kg à traseira e assim o carro gruda o no chão e como reportes da época diziam “esse carro transforma as curvas em pequenas retas”, seu visual estético era impressionante. No interior trazia bancos RECARO que acomodava perfeitamente o motorista, painel com instrumentos de turbo, óleo, teto solar e outros mimos de luxo!

Mas para ser um carro de rally não basta ser apenas bonito, tem que ser forte e ter muita estabilidade. Seu motor é um Longitudinal 2.0 16v com injeção Weber Marelli Turbo Garret T35 com tração 4x4 (34% na frente e 66% na traseira) e gerava 220cv com 30kgfm. O que impressiona é o equilíbrio entre potencia e estabilidade, tanto que, no teste da Revista Quatro rodas ele atingiu 1,04g no teste de aceleração lateral, realmente muita estabilidade! E a aceleração era um absurdo, pois na arrancada gerava um tranco de quase 1g, o que lembra um avião decolando! O RS faz de 0-100 em 6s e leva 30s para ir de 0-200km/h, e se precisar frear rapidamente o sistema de ABS entra em ação parando com segurança e eficiência. Esses números explicam o porquê de tanto sucesso nas ruas, lembrando que no rally ele tinha 305cv, podendo chegar a 450cv em outras categorias.


A partir de julho de 1994 o Escort Cosworth ficou ainda melhor, depois de estudos os engenheiros da Ford/Cosworth fizeram algumas mudanças, substituíram o Turbo T35 por um T25, para ter mais força em baixas rotações e assim o RS gerou 227cv e seu 0-100 foi para 5.5s. Além disso, trocaram coletor, alguns sensores e também a capa do motor, para diferenciar da versão anterior YBT que se tornou YBP. A suspensão foi calibrada para acomodar rodas maiores. Esteticamente foi substituído o spoiler dianteiro, retrovisor e tampa do combustível. No interior mudou apenas o volante, pois passou a ser obrigatório o uso do Airbag. Sua produção foi finalizada em 1996, mas nas pistas foi até 1999, nos campeonatos de WRC quando o Ford Focus entrou em seu lugar. O RS teve algumas series especiais, como a serie Wolf que tinha 305cv, Martini e Monte Carlo limitado a 200 unidades e a Fochesato, que tinha 450cv .


Infelizmente o RS não foi comercializado no Brasil, mas em 1992 a Autolatina importou 2 unidades, um Pacifica Blue para ser PACE CAR da COPA SHELL e um Red Radiant para ser carro de teste. Depois da falência da Autolatina esses carros foram vendidos e hoje estão em um acervo de importados.                                                                                                                                      

        Considerado por muitos como
“The ultimate hot hatch”, esse é um carro pra quem gosta de diversão atrás do volante.

 

Bruno Eugenio Gil
Escort Clube