Pra você um carro tuning quer dizer apenas: pára-choques grandes e personalizados, rodas aro 17-18, entradas de ar no capô, saias laterais, colunas de instrumentos, várias telinhas de DVD, som muito forte, interior totalmente personalizado, suspensão a ar, motor forte e etc?
Muitos não sabem, mas um exemplo; o simples fato de trocar os pedais do carro por uma marca X e que seja mais bonito, já faz com que seu carro seja um carro tuning.
A tradução aproximada da palavra "Tuning" seria "Sintonia fina" ou "Ajuste Fino", isso significa que, o Tuning é a Arte de equipar o carro podendo deixá-lo com mais performance, bonito, seguro e principalmente diferente dos outros carros. É a vontade do dono em ter um carro diferenciado do comum, fazendo que o carro tenha a “cara” dele e seja único!
Geraldo Tite Simões, amante da velocidade e editor da revista Maxi Tuning no Brasil, citou no editorial do nº1 de sua revista: “Acho que desde o dia em que os primeiros automóveis começaram a ser produzidos em larga escala alguém deve ter olhado para aquele monte de ferro e lata e pensado: - Acho que dá para melhorar isso aqui. Pois a filosofia tuning é exatamente isso, melhorar o carro de acordo com a personalidade do dono. Como me confessou, com certo ar de frustração, o projetista de uma montadora, tuning é aquilo que os engenheiros queriam fazer no carro, mas o departamento de custos não deixou. Mesmo com uma certa dose de exagero, ficou claro que até mesmo os engenheiros – fanáticos por carro desde criancinha –  vêem no tuning um exercício de criatividade e personalidade”.
Surgiram subcategorias no Tuning como: Tuning Extreme, onde o carro é radicalmente todo modificado por dentro e por fora e geralmente é feito mais para participar de eventos, competições e desfilar de final de semana do que p/ ser um carro de dia-dia.
 Temos também o Street Tuning, que é o tuning mais simples e comum onde são feitas modificações mais “leves”, fazendo com que o carro seja mais seguro e viável para andar no dia-a-dia!
E mais algumas como: Donk, Low Rider, Street, Dub, Custom, Mini Truck e etc. Que talvez em outro artigo eu fale mais sobre esses!
Alguns donos de carros têm um gosto meio estranho, fazendo com que o nome tuning vire Xuning, apelido dado para carros com esse tipo de gosto, que dificilmente agrada alguém além do que os próprios donos e que consequentemente acabam manchando a arte do verdadeiro Tuning.
Para tunar um carro, tem que haver combinação! Um exemplo: não é recomendável mandar fazer um body kit muito arredondado em um carro “quadrado” ou vice-versa.
Espero que com esse pequeno artigo, tenham entendido e conhecido um pouco mais sobre o Tuning! |