Não é só charme que chama atenção nos faróis do XR3 de 1993 a 1995. O design agressivo e o modelo "bi-parábola", que se destaca e confunde também na pronúncia garantem a este modelo toda a exclusividade de um "esportivo".
Porém, visto que a mais de 10 anos deixaram de ser fabricados, a escassez dessas peças tão importantes é um agravante tanto para quem já os tem, quanto para aqueles que os procuram para reposição ou reparo.
A maioria dos faróis do XR3 sofrem com a oxidação da parte cromada/refletiva, causada pela umidade interna dos faróis.
É possível realizar um serviço do tipo "faça você mesmo" e tentar driblar a perda do poder de iluminação dos faróis com esse problema: pintar o fundo refletivo com tintas "cromo" resistentes à altas temperaturas, porém, é apenas uma manobra já que a qualidade não chega à metade do caminho para o verdadeiro cromado.
Algumas empresas em São Paulo realizam o serviço completo: desde a desmontagem da peça no carro, cromagem e remontagem.
O custo deste serviço é em média R$120 por unidade (cada lado) e o resultado é, sem dúvida, maravilhoso.
Para quem já realizou o serviço ou que ainda não sofre com esse problema que parece ser crônico do modelo XR3 de 93 a 1995, vale a pena verificar o estado da vedação dos faróis, a fim de evitar dores de cabeça com infiltrações.
Se o caso é trocar somente as lentes de vidro, a solução está bem facil: podem ser encontradas à venda em lojas especializadas ou até mesmo pela internet.
Para conseguir peças "novas", há de se ter alguma sorte, pois como já dito, não são mais produzidas, porém, pela internet é possível encontar anúncios cujos preços chegam a ser "absurdos" devido à raridade de tais peças, muitas vezes passando dos R$400 cada lado.
Desmanches e anúncios de peças usadas são uma alternativa atrativa, já que o serviço de restauração corre a todo vapor e sua qualidade está muito próxima à de peças novas.
Já vimos alguns casos em que os proprietários trocaram os modelos "bi-parábola" por modelos comuns aos Escorts 93 a 1996. Não há o charme nem a esportividade, mas nem sempre há paciência para deixar o carro parado até que se encontre peças originais para reposição ou reparo, e o que é píor: por um preço justo! |