Preparação de motores
Quando fui chamado pra escrever este artigo, fiquei muito grato por poder ajudar, e distribuir um pouco do meu conhecimento a essa família. Como o assunto é preparação, vou dar algumas dicas do que se deve ou não fazer em uma preparação, mas tenha consciência de qual  preparação deseja: turbo ou aspirada, pois tomando uma direção fica difícil retroceder.

Motores aspirados são ótimos, existem várias possibilidades e recursos.

Exemplos:


Biela aliviada

Polia Regulável
Cabeçote: é a chave do sucesso de um carro aspirado, pois é por ali que a mistura ar/combustível passa, e as possibilidades que podem ser feitas são:

Ângulos de válvulas e o aumento do diâmetro das mesmas, polimento e abertura dos dutos,( mas cuidado, a abertura demasiada pode causar fragilidade ao cabeçote).

Rebaixamento do cabeçote é muito usado, pois é uma das formas de se aumentar a taxa de compressão de um motor, mas não recomendo rebaixar mais que 1 mm, porque em alguns casos pode frear o motor nos giros mais altos.

Comando de válvulas: ele é o responsável pela abertura e fechamento das válvulas, e também pela duração de abertura. Existem comandos muito bons na linha original Volks:
  • Para tucho mecânico temos: o 049G e o 053.3 ou 053.1;
  • Para tucho hidráulico temos: 027.7 ou 037.1;
Bom, eu particularmente já usei todos, mas os melhores são, 053 e o 037.
Encontrando um desses comandos, você com certeza está com ouro nas mãos. O uso de uma polia regulável é muito importante, e mais importante ainda caso queira usar comando de competição.


Válvulas maiores
Uma dica importante: como o motor vai ter sua faixa de RPM aumentada, pode acontecer a flutuação de válvulas. Isso acontece quando as válvulas não se fecham por completo durante a fase de compressão e  molas originais não são capazes de retorná-las em faixas de rpm acima de 6500. Caso não tenha condições de comprar molas de titânio, pode usar as de Fiat Argentino, muito barato e comum em retíficas, mas só substitua as molas internas.

Peças móveis: muitos não levam em consideração a parte de baixo do motor, mas o segredo de carro ASPRO está também no seu interior. O aumento do diâmetro dos pistões, diminui o peso das peças internas. Por exemplo, ao tirar 5.5 kg do volante do motor, o carro em primeira marcha se comporta como se fosse 113 Kg mais leve, mas cuidado pra não tirar demais, pois pode fragilizar. Podemos também tirar o peso de bielas e dos contrapesos do girabrequim, sendo muito importante fazer o balanceamento do conjunto móvel: girabrequim, volante, embreagem, e polias, principalmente em motores AP 2000, originais ja vibram muito. Fazendo isso aumenta durabilidade do motor.

Carburação/injeção: a parte de alimentação é quem vai mandar em todas as alterações que foram feitas. Um carro bem acertado dificilmente quebra, mas muitos preparadores fazem coisas impensadas e precipitadas,  fazendo o carro trabalhar com a mistura muito rica, gerando retrocessos, estouros, consumo excessivo, e deixando carro com funcionamento áspero e irregular. O ideal é uma mistura estequiométrica, que nem é rica e nem pobre, mas no ponto ideal. No caso de carros carburados, seria muito interessante a instalação de uma sonda lambda, que deve ser instalada de 30 cm a 60cm de distância do coletor de escape. Para fazer a verificação, podemos usar um multímetro digital, ou um hall meter. Caso opte pelo multímetro, ele deve ficar em torno de 700 mv a 890 mv. No caso de carro com injeção eletrônica digital, a sonda já vem instalada.


Escape redimensionado
Escapamento: da mesma forma que dimensionamos a admissão, temos que melhorar o escapamento do carro, com emprego de coletor de escape dimensionado, e até substituição de todo escape por de canos mais grossos. No meu caso, foi feito um escape sob medida todo feito com canos de 2 ¼, deixando o carro com respostas mais rápidas e melhorando sua velocidade final.

Alguns itens não estão relacionados neste artigo, tais como: injeção, entrada de ar, etc... isso fica para um próximo artigo.  

 

Phelipe
Escort Clube