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[MK3, MK4 e MK5] Tutorial para troca da junta da tampa do cabeçote |
Autor: Alexandre Nunes
Aplicação: Ford Escort 1986 a 1996 (Motores CHT)
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Para retirar a tampa é simples, remover as 3 porcas da tampa e soltar o cabo do acelerador e do respiro do óleo. |
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Após a retirada, limpar a tampa internamente e trocar a junta (de borracha) do seu alojamento. Como as válvulas ficarão à mostra, se necessário pode-se proceder a regulagem das mesmas.
Tomando a foto abaixo como base, onde está marcado no cabo de vela o número 1, a válvula da direita é de escape e a da esquerda é de admissão. No número 2, inverte-se a posição, sendo a da direita admissão e a da esquerda escape. Número 3, inverte-se novamente, esquerda admissão e direita escape. Número 4, direita admissão e esquerda escape. |
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Observar que os balancins devem estar "livres" de pressão (sem estarem pressionando a válvula) para regulá-los. Para isso siga este procedimento: freio de mão solto, quarta marcha engatada e empurrando o carro para frente ou para trás, se o espaço permitir (e no plano), assim consegue-se girar o motor e consequentemente o comando de válvulas. Procure deixar no ponto médio de aliviamento, ou seja, gire o motor até que o ponto de aliviamento fique na metade entre os dois pontos onde fica tensionada.
Para regular é muito fácil. É so medir a folga do válvula (utilize um calibre de lâminas como o da foto) de um lado do balancim e ajustar com o parafuso e contra-porca do outro.
Os valores das folgas nas válvulas de admissão e de escape seguem na tabela abaixo:
Motor AP 1800/1800S |
admissão ............. 0,20 ± 0,05 mm |
escapamento ....... 0,40 ± 0,05 mm |
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Motor AE 1600 |
admissão ........................ 0,15 mm |
escapamento .................. 0,20 mm |
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Valores para regulagem com o motor frio. |
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Com a junta nova na tampa, encaixe a tampa no lugar com cuidado para que a junta fique em seu alojamento e e bem assentada no cabeçote (não pode ficar virada, senão vaza). Com as novas borrachas e arruelas das porcas (sim , tbm devem ser trocadas), fixe a tampa definitivamente. O aperto deve ser firme, porém não muito pois a tampa pode amassar.
Remonte o cabo do acelerador e o respiro de óleo.
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