[MK5 e MK7] Troca das Buchas do Estabilizador

Autor: Alexandre Nunes
Aplicação: Ford Escort 1993 a 2003


Tutorial muito interessante para quem tem um Escort, Verona, Logus, Pointer e até Escort Zetec e já passou pelo transtorno de ter que trocar sempre esta bucha devido ao seu alto desgaste. Uma dica dada pelo Heitor: não compre paralela, como eu vinha fazendo. Apesar de ser muito barata, seu desgaste é muito rápido e o material muito mole, sendo necessária nova troca em pouquíssimo tempo. Eu comprei da marca Axios Monroe, é bem mais cara, mas o material é muito mais rígido, além do melhor acabamento.


A bucha. Depois mostro a comparação com a paralela...

Como preparação, erga o carro com cavaletes (trabalhe com segurança!), retire as rodas dianteiras, mantenha a direção destravada e solte os tirantes dos amortecedores.

Localize as buchas.

Vire a direção para o lado que vc vai trabalhar, pois assim a coifa do terminal ficará retraída, aumentando o espaço disponível.


É possível fazer este serviço SEM precisar soltar o agregado da suspensão. Originalmente (pelo menos no meu carro), o parafuso traseiro é menor que o dianteiro e utilizando uma chave estrela de 10 mm COMO A DAS FOTOS A SEGUIR, é possível soltar a abraçadeira sem problemas.



A chave. Tem que ser igual, não serve outra...


Encaixa direitinho e sobra um espacinho para girá-la.



Para facilitar, numa troca anterior eu fiz um rasgo na abraçadeira onde prende este parafuso, pois assim não é necessário retirá-lo por completo.

A bucha à esquerda é a paralela. O furo central é mesmo daquele tamanho, não estava muito gasta. Comparem-na com a da direita, que é a da Axios Monroe...

Procedendo a montagem na sequência inversa, este será a visualização com a bucha nova. Porém foi mais difícil devido à bucha ser mais dura em relação à paralela, mas nada que jeito e paciência não resolvam.

Não esqueça de prender os tirantes nos amortecedores. No meu caso, os barulhos na suspensão melhoraram 90% e espero que permaneça assim por um bom tempo...