[MK5] Trocando o Refil da Bomba de Gasolina

Autor: George Farias
Aplicação: Ford Escort 1993 a 1996 (MK5)
Veículo utilizado: Ford Escort XR3 2.0i

Retire a tampa de acesso à bomba de gasolina, debaixo do banco traseiro.
Desplugue o soquete da bomba e deixe-o protegido longe da área que vamos trabalhar.

Com o auxilio de uma chave de fenda e um martelo, retire o anel de fixação da bomba, lembrando que ele é rosqueado.
Utilize o martelo para batidas leves, a fim de mover o anel aos poucos, forçando com a mão até que fique livre. Cuidado para não bater forte demais e estourar os dentes do anel. Utilize um pano para protege-los, se necessário.

Dê a partida no carro umas três vezes, a fim de eliminar a pressão da flauta da injeção e assim a gasolina que está nas mangueiras.
Solte as abraçadeiras mantendo um pano bem próximo para evitar que algum combustível que permaneceu na mangueira volte e jorre sobre o carpete.

Coloque as mangueiras para os lados com cuidado, a fim de abrir espaço para a retirada do anel.
Retire o anel de fixação da bomba.
Puxe a parte superior da bomba até que apareçam as mangueiras internas.
Detalhe da tampa e as mangueiras que estão enroladas no corpo da bomba dentro do tanque. Ao centro podemos ver o refil da bomba (o motor elétrico que realmente manda a gasolina para a injeção).
Puxe a tampa da bomba, desenrolando as mangueiras em torno do corpo da bomba.
Retire o anel de borracha que veda e acomoda a tampa da bomba. Cuidado para não danifica-lo. Ele impede que o cheiro de gasolina vá para dentro do carro.
Segure o corpo da bomba e gire-o no sentido anti-horário para soltá-lo do fundo do tanque. Segure firme na base, tomando cuidado para não danificar a estrutura encaixada da bóia.
Ao desencaixar o corpo da bomba do fundo do tanque, puxe-o devagar tomando cuidado para não enroscar a bóia na lateral da entrada do tanque.
A bomba completa fora to tanque.
Desencaixe a parte superior do corpo da bomba utilizando uma chave de fenda fina para soltar as travas laterais.
Tirando a tampa do corpo da bomba, chega-se ao refil e aos filtros. Marque a posição dos fios elétricos no refil, a fim de saber o positivo e negativo na hora de montar o refil novo.
O refil (bomba própriamente dito) fica encaixado no centro do corpo, composto pela "bomba" e dois filtros. O filtro superior é movel e deve ser guardado para encaixe no refil novo.
O filtro marron faz parte do corpo da bomba e não é vendido junto com o refil. A parte branca já vem acoplada ao refil novo e não deve ser retirada.
Refil novo, recém saido da caixa. Original VDO Siemens.
Coloque o refil no centro do corpo. Não é preciso rosquear nada, apenas encaixe no fundo.
Acople a tampa ao corpo da bomba, encaixando o refil na saliencia ao centro. Conecte a mangueira e aperte bem a braçadeira. Ligue os contatos elétricos no refil, conforme marcado préviamente (posição).
Verifique a condição da bóia. Alguns ajustes na atuação da mesma podem ser feitos com uma leve torção no ferro de apoio da bóia.
Faça uma pequena limpesa nos sensores da bóia com um cotonete. A partir desse sensor a informação da quantidade de combustível é enviada para o painel.
Recoloque o corpo da bomba no tanque, girando no sentido horário para trava-lo no fundo do tanque.

Faça o procedimento contrário à desmontagem da bomba, tomando cuidado para colocar os anéis de fixação corretamente. Não tente colocar o anel superior à força, acerte primeiro o anel de borracha, depois as mangueiras e na esqueça o anel superior rosqueado.

Se depois da troca ou manutenção, sentir cheiro de gasolina, retire os anéis e recoloque-os. Alguma coisa não ficou acoplada corretamente. Verifique o acoplamento das mangueiras e abraçadeiras.