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Retire a tampa de acesso à bomba de gasolina, debaixo do banco traseiro. |
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Desplugue o soquete da bomba e deixe-o protegido longe da área que vamos trabalhar. |
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Com o auxilio de uma chave de fenda e um martelo, retire o anel de fixação da bomba, lembrando que ele é rosqueado.
Utilize o martelo para batidas leves, a fim de mover o anel aos poucos, forçando com a mão até que fique livre. Cuidado para não bater forte demais e estourar os dentes do anel. Utilize um pano para protege-los, se necessário.
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Dê a partida no carro umas três vezes, a fim de eliminar a pressão da flauta da injeção e assim a gasolina que está nas mangueiras.
Solte as abraçadeiras mantendo um pano bem próximo para evitar que algum combustível que permaneceu na mangueira volte e jorre sobre o carpete.
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Coloque as mangueiras para os lados com cuidado, a fim de abrir espaço para a retirada do anel. |
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Retire o anel de fixação da bomba. |
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Puxe a parte superior da bomba até que apareçam as mangueiras internas. |
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Detalhe da tampa e as mangueiras que estão enroladas no corpo da bomba dentro do tanque. Ao centro podemos ver o refil da bomba (o motor elétrico que realmente manda a gasolina para a injeção). |
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Puxe a tampa da bomba, desenrolando as mangueiras em torno do corpo da bomba. |
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Retire o anel de borracha que veda e acomoda a tampa da bomba. Cuidado para não danifica-lo. Ele impede que o cheiro de gasolina vá para dentro do carro. |
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Segure o corpo da bomba e gire-o no sentido anti-horário para soltá-lo do fundo do tanque. Segure firme na base, tomando cuidado para não danificar a estrutura encaixada da bóia. |
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Ao desencaixar o corpo da bomba do fundo do tanque, puxe-o devagar tomando cuidado para não enroscar a bóia na lateral da entrada do tanque. |
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A bomba completa fora to tanque. |
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Desencaixe a parte superior do corpo da bomba utilizando uma chave de fenda fina para soltar as travas laterais. |
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Tirando a tampa do corpo da bomba, chega-se ao refil e aos filtros. Marque a posição dos fios elétricos no refil, a fim de saber o positivo e negativo na hora de montar o refil novo. |
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O refil (bomba própriamente dito) fica encaixado no centro do corpo, composto pela "bomba" e dois filtros. O filtro superior é movel e deve ser guardado para encaixe no refil novo. |
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O filtro marron faz parte do corpo da bomba e não é vendido junto com o refil. A parte branca já vem acoplada ao refil novo e não deve ser retirada. |
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Refil novo, recém saido da caixa. Original VDO Siemens. |
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Coloque o refil no centro do corpo. Não é preciso rosquear nada, apenas encaixe no fundo. |
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Acople a tampa ao corpo da bomba, encaixando o refil na saliencia ao centro. Conecte a mangueira e aperte bem a braçadeira. Ligue os contatos elétricos no refil, conforme marcado préviamente (posição). |
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Verifique a condição da bóia. Alguns ajustes na atuação da mesma podem ser feitos com uma leve torção no ferro de apoio da bóia. |
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Faça uma pequena limpesa nos sensores da bóia com um cotonete. A partir desse sensor a informação da quantidade de combustível é enviada para o painel. |
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Recoloque o corpo da bomba no tanque, girando no sentido horário para trava-lo no fundo do tanque. |
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Faça o procedimento contrário à desmontagem da bomba, tomando cuidado para colocar os anéis de fixação corretamente. Não tente colocar o anel superior à força, acerte primeiro o anel de borracha, depois as mangueiras e na esqueça o anel superior rosqueado.
Se depois da troca ou manutenção, sentir cheiro de gasolina, retire os anéis e recoloque-os. Alguma coisa não ficou acoplada corretamente. Verifique o acoplamento das mangueiras e abraçadeiras. |