[MK5] Troca do cabo do capu

Autor: Ricardo "Xuxa"
Aplicação: Ford Escort 1993 a 1996.

Retire os dois (2) parafusos da tampa da chave de seta. Cuidado com o botão do ALERTA, ele possui dois encaixes e para solta-lo é preciso gira-lo na direção dos encaixes.
Retire os dois (2) dos quatro parafusos de fixação da capa inferior do painel.

Retire os dois parafusos restantes da capa inferior.

Retire a capa inferior do painel. Ela sai sob pressão para passar pelo sistema de ignição.

Desmontando essa parte você terá acesso ao encaixa do cabo no puxador do capô.

Observe por onde o cabo passará, rumo ao cofre do motor. O buraco que vai pro motor fica logo acima da borrachinha que serve como limitador do pedal de embreagem.

Detalhe da borracha limitadora do pedal da embreagem e a passagem do cabo.
Buraco de passagem, agora sem o cabo.

No cofre do motor, o cabo sai atrás do hidrovácuo, é um lugar chato de mexer. Só cabe a mão mesmo. Passa do lado do filtro de ar prendendo no suporte da mangueira do ar condicionado.

Na frente do carro, ele passa por cima do coletor de ar, junto com o chicote do farol, e tem espaço na presilha pra ele.

Aproveite para tirar o mecânismo da trava do capu e faça uma limpeza e lubrificação completa.
Detalhe da peça nova.

Passar o cabo de fora pra dentro é mais fácil, mesmo com o hidrovácuo atrapalhando. Tire um e depois coloque o outro, prestando atenção onde o antigo estava.

Passe o cabo e encaixe ele no puxador do carro.

No motor, passe o cabo junto com o chicote do farol.

Detalhe da saída do cabo para o mecânismo.

Coloque a fechadura no lugar. Encaixe o cabo e a ponta. Ele fica folgado assim mesmo. É normal. Não influi em nada na hora de puxar. Apenas preocup-se em colocar a borrachinha que vem na ponta do cabo para que o cabo não escape do mecanismo.

Para regular a altura do capu e condicionamento da trava, utilize os dois suportes de borracha que funcionam como grandes parafusos cuja cabeça serve de apoio para o capu, ajustando assim sua altura em relação aos para-lamas e também para uso da trava do capu.

Alinhado o capu, parafuse a fechadura mas não aperte. Tire a grade, desça o capô e alinhe a trava do capô com a fechadura de modo que não fique pegando nas laterais.

Verifique a altura da fechadura pra não ficar com folga. Na maior parte dos casos aperte toda pra baixo. Abra o capu e aperte os parafusos.

O cabo já está no lugar. Agora é só colocar a borrachinha. É trabalhoso e necessário auxiliar com uma chave de fenda por dentro e por fora. Se tiver em duas pessoas, o serviço fica mais facil.

Fixe o cabo junto da mangueira para evitar que fiquem batendo durante o funcionamento do motor.
Detalhe da presilha. Pode ser utilizado sistemas chamados "enforca gato" ou presilhas plásticas facilmente encontradas em casas de auto-peças.