[MK5] Trocando o Disco e Pastilhas de Freio Dianteiro

Autor: Alexandre Racer, Rodrigo Evora, Bia, Alexandre Bruno e Heinrich
Aplicação: Ford Escort 1993 a 1996 (MK5)
Veículo utilizado: Ford Escort XR3 2.0i e Ford Escort Racer

Ferramentas necessárias: Chave de roda, Boca 17, Chave Alen - 06 ou 07 (para XR3), Alicate, Macaco (confiável)

Com o carro no alto e sem a roda, podemos começar a desmontar a pinça de freio. Importante colocar a roda embaixo do carro, em caso de acidente diminui os riscos.
Detalhe da pinça de freio.
Retirar as tampinhas que dão acesso aos parafusos que segura a pinça de freio. Detalhe circulado em vermelho.
Com uma chave L numero 6, retirar os dois parafusos. Se eles estiverem duros, use um alongador para a chave L, isso lhe dará mais torque na ferramenta.
Retirar com o auxilio de um alicate o ferrinho que fica na frente da pinça de freio.
Com o auxilio da chave de roda, ou uma chave de fenda grande, coloque a mesma entre o disco de freio e a pinça de freio e faça uma lavanca para que a pinça de freio saia. Ela ficará pendurada pelo mangote de freio.
Foto da pinça de freio pendurada pelo mangote de freio.
Soltar o suporte da pinça de freio. Com uma chave de boca numero 17, retire os dois parafusos.
Ai esta o estojo com os parafusos da roda, sem o disco de freio, prontinho para receber um novo disco. É importante lembrar que o disco de freio não possui qualquer parafuso, ele simplesmente encaixa nessa peça da foto através dos furos, e é fixado pela roda quando a mesma é apertada.
Encaixar o disco de freio novo. Reparem que o disco foi encaixado como descrito acima. Se você puxá-lo da maneira que ele aparece na foto, o mesmo virá na sua mão.
Apos recolocar o suporte da pinça no local, coloque as pastilhas na pinça. A de dentro (1) tem travas de metal q se encaixam num cilindro, e a de fora é apenas coloca-la em seu lugar (2), lembrando que o suporte é fixado por dois parafusos numero 17.
Antes de recolocar a pinça nova e as pastilhas no local sera preciso esvaziar o sistema do fluido de freio, pois é praticamente impossivel comprimir a pastilha nova
para q encaixe tambem no disco novo, visto q suas espessuras sao muito maior que antiga.
Para isso, retire a tampinha de borracha e com uma chave 11, rosqueie ateh abrir. Depois comprima
a pastilha, para que a pastilha se acomode no fim da pinça (sairá fluido de freio).
Recolocar o arame que prende a pastilha na pinça de freio. Por favor, não lembrem dele depois q colocarem a roda!!!!
Pronto! Disco e pastilha de freio trocados!
Se possur roda de liga leve, aperte os parafusos da mesma no alto, pois caso aperte com o carro já no chão, a roda não ficara apertada! Somente roda de ferro pode ser apertada no chão, e mesmo assim não é aconselhável. Cuidado com esse detalhe!
Agora sim, ultimo aperto no chão!