[MK5] Trocando o Disco e Pastilhas de Freio Traseiro

Autor: Alexandre Racer, Rodrigo Evora, Bia, Alexandre Bruno e Heinrich
Aplicação: Ford Escort 1993 a 1996 (MK5) - Equipado com freio a disco na traseira
Veículo utilizado: Ford Escort XR3 2.0i

Ferramentas necessárias: Chave de roda, Boca 17, Alicate, Macaco (confiável)

Com o carro no alto e sem a roda, podemos começar a desmontar a pinça de freio. Importante colocar a roda embaixo do carro, em caso de acidente diminui os riscos. (a foto mostra a roda dianteira, mas o procedimento é para a traseira).
Detalhe do disoco e pinça de freio traseiros.
Retire os parafusos de fixação da pinça.
Agora retire os 4 parafusos que se encontram na parte de trás da pinça. Ao fazê-lo voce reparte literalmente a pinça em duas partes. Cuidado! Ao recolocar os parafusos ao final do procedimento, observe que 2 tem o mesmo tamanho e 2 sao menores! Eles tem de ficar no local certo! O maior na parte de dentro e o menor na parte de fora.
Detalhe de um lado da pinça (onde devera serão colocadas as novas pastilhas).
Coloque a primeira pastilha e em seguida o ferrinho de fixação.
Levante o ferrinho para o encaixe da segunda pastilha. Abra o sistema de fluído de freio na parte traseira (destacado) para conseguir comprimir a pastilha até o lugar certo e conseguir recoloca-la junto do disco de reio.

Disco de freio novo colocado no lugar. Ele se encaixa exatamente como o da frente. Proceda a operação inversa para recolocar a pinça de freio no lugar.

Em seguida, faça a drenagem do sistema de fluído e após o reabastecimento do sistema com fluído novo, proceda com a sangria.

Detalhe do disco, pinça e roda já colocada.