[MK5] Manutenção nos Freios Traseiros

Autor: Alexandre Nunes
Aplicação: Ford Escort 1993 a 1996
Veículo utilizado: Ford Escort Ghia 1.8

A meta era a troca das lonas e retífica dos tambores, pois meu carro não estava com o freio de mão atuando devido ao desgaste das lonas e a regulagem pelo cabo já havia chegado ao fim. Ao desmontar, porém foi necessária a troca dos cilindros de roda (burrinho), devido ao vazamento de fluído de freio.

Primeiramente a preparação: suspender o carro por cavaletes (não foi o meu caso, como podem ver), soltar o freio de mão, retirada das rodas e das capinhas metálicas para ter acesso ao parafuso central. Em alguns carros, somente com a remoção da roda já é possível a retirada do tambor, pois não formam uma peça única e fica separado do cubo da roda (também não é o caso do Escort).

Em alguns carros, esta porca costuma ser acastelada, presa por cupilha e tem uma arruela tbm. Não é o caso do Escort. E além disso, possuem roscas esquerda e direita conforme o lado da roda.
Detalhe do tambor.
Aqui, já com o tambor fora. Para facilitar, soltei tbm a regulagem do cabo do freio de mão, assim as sapatas de freio se afastam mais e o tambor pode ser removido sem esforço. Detalhe: JAMAIS PISE NO PEDAL DO FREIO SEM O TAMBOR, senão o cilindro de roda se soltará e o serviço será mais trabalhoso, pois entrará ar e sujeira no sistema, sem falar da melequeira...

Aqui as sapatas já desencaixadas. Para soltar as molas, requer um pouco de força, jeito, cuidado e paciência, pois são fortes. No meu caso, até que foram fáceis de retirar. Não esquecer do suporte do cabo do freio de mão.

No meu caso, foi necessário a troca do cilindro de roda, pois estava vazando. Hoje ele é vendido completo, e vale mais a pena comprá-lo assim do que os reparos internos. Troque-o se estiver ruim!

Detalhe do vazamento.

Comprei o Varga. Paguei um preço bom e a qualidade não se discute.

Tambor torneado (retificado), rolamentos limpos e graxa nova.
Sapatas trocadas (lonas) e montadas no lugar. Se o carro tiver regulador automático, regule-o no mínimo. Encaixe as peças na sequência inversa da desmontagem, tomando cuidado para não danificar o cilindro de roda (parte de borracha, frágil), e tbm para não se machucar. Como na desmontagem, aqui requer força e jeito para montar as molas, e montá-las no lugar e forma corretos.

Encaixe o tambor, monte e regule a folga dos rolamentos e agora pise no pedal de freio para se auto-ajustarem. Se não tiverem auto-ajuste, faça a regulagem manualmente, de forma que não fiquem muito apertados. Se tiver trocado os cilindros de roda (meu caso), será necessária a sangria do sistema, somente onde foi trocado.

Depois que tudo estiver certo, proceda a regulagem do freio de mão e não esqueça de verificar o nível do reservatório do fluído de freio. Nos primeiros quilômetros, devido ao ajuste das sapatas e tambores, lembre-se de que a capacidade de frenagem não será plena, portanto, não abuse. Após este período (acredito que uns 100 quilômetros), talvez será necessário um novo ajuste do freio de mão.