[MK5] Entrada auxiliar para MP3 no equalizador original

Autor: George Farias,
Aplicação: Ford Escort 1993 a 1996 equipados com equalizador original Ford.

Aviso importante
: A modificação demonstrada através deste tutorial pode causar danos ao equipamento. Foi realizada sem qualquer estrutura ou preparação adequada. Esteja atento aos riscos de dano e/ou acidentes antes, durante e depois da execução do serviço.


Retire o equalizador do carro. Detalhe do equalizador fechado.
Reture a tampa do equalizador, presa por dois parafusos nas laterais.

Detalhe dos fios de entrada e saída do equalizador.

Detalhe do chaveador utilizado para inserção da entrada auxiliar.

Esquema para solda no chaveador.

Solde os fios conforme o esquema acima.
Para este caso, juntei os fios com fita isolante para formar uma linha e facilitar a identificação dos fios, já que todos são pretos. Se puder, use fios coloridos.
Retire os parafusos de fixação da tampa frontal do equalizador.
Detalhe da retirada dos parafusos.
Desencaixe a tampa frontal, tomando cuidado com a fita que liga o painel à placa.
Detalhe da fita de dados já desconectada do slot.
Detalhe da placa do equalizador.
Esquema do equalizador #1.
Esquema do equalizador #2.
Verifique a posição dos pinos de Entrada para o equalizador, conforme o esquema #2.

Detalhe do corte do 1º de entrada.
Detalhe do corte do 2º fio de entrada.
Detalhe da interrupção nos fios de entrada do equalizador.

Certifique-se de que os fios correspondem à entrada do equalizador. Não é correto afirmar que todos seguem a mesma ordem que o equipamento utilizado neste tutorial.
Fios com solda na entrada do equalizador para teste. Veja que o fio solto corresponde ao terra, que será fixado na carcaça do equalizador.
Detalhe dos fios com solda para teste.
Para montar a saída do chaveador (plugue), desmonte a placa frontal do equalizador.
Neste caso, foi necessário cortar parte "morta" da placa frontal do equalizador, a fim de alocar o chaveador (plugue) na extremidade direita do painel frontal.
Detalhe do corte na placa. Cuidado para não atingir a área com o circuitos do equalizador.

Depois de feito o corte na placa, encaixe novamente a placa frontal do equalizador.

Fixe a placa com cuidado, verificando o correto encaixe e inclinação do display.

A alocação dos fios auxiliares dentro do equalizador foi feita seguindo as laterais da carcaça, a fim de evitar que encostassem nos elementos da placa.

Encaixe o chaveador (plugue) no corte da placa frontal, verificando exatamente o local onde será feito o furo no painel para passagem do cabo auxiliar.

Com o ferro de solda, fure no local previamente marcado, tomando cuidado para não exceder o tamanho necessário para passagem do plugue.

Detalhe do buraco feito por aquecimento.

Retire pequenos fiapos derretidos para um acabamento melhor.

Encaixe precisamente o chaveador no buraco do painel frontal.

Monte novamente o painel frontal do equalizador, alocando os fios da entrada auxiliar na lateral metálica.

Detalhe do parafuso de fixação do painel frontal.

Acondicione os fios e fixe o fio terra na lateral da carcaça metálica.

Encaixe novamente a fita de dados no slot.

Para evitar que os fios da entrada auxiliar adicionados ao equalizador encostassem na tampa, foram coladas tiras de fita isolante na tampa.

Detalhe do fechamento do equalizador. A fita isolante para evitar que os novos fios encostem na parte metálica estão posicionados bem acima da intervenção.

Feche a tampa do equalizador. Detalhe do posicionamento dos parafusos de fixação.

Detalhe frontal do equalizador com a nova entrada auxiliar.

Equalizador montado no painel do carro.

Detalhe do equalizador com MP3 Player acoplado à nova entrada auxiliar.

Detalhe do fio utilizado para ligar o MP3 Player à nova entrada auxiliar.