 |
 |
Retire os dois (2) parafusos de fixação da armação do painel. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire os dois (2) parafusos da tampa da chave de seta. Cuidado com o botão do ALERTA, ele possui dois encaixes e para solta-lo é preciso gira-lo na direção dos encaixes. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire os dois (2) dos quatro parafusos de fixação da capa inferior do painel. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire os dois parafusos restantes da capa inferior. |
 |
 |
 |
 |
 |
Puxe levemente a moldura do painel, para soltar a trava superior. Não faça esse procedimento antes de soltar os parafusos de fixação. |
 |
 |
 |
 |
 |
Com muito cuidado retire a moldura do painel, que é ligada a capa superior por uma borracha encaixada entre as duas partes. A moldura costuma quebrar nos encaixes, por isso, todo cuidado é pouco! |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire a capa inferior do painel. Ela sai sob pressão para passar pelo sistema de ignição. |
 |
 |
 |
 |
 |
Detalhe da borracha que une a capa superior à moldura do painel. |
 |
 |
 |
 |
 |
Solte o parafuso de fixação do difusor de ar esquerdo. Verifique se não há mais parafusos fixando o defletor, em sua volta. Muitas vezes o encaixe quebra e o unico meio de fixa-lo é por meio de parafusos com arruelas em pontos ao seu redor. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire com cuidado os soquetes dos botões do farol de neblina e também do controle de luz do painel. Marque bem as cores e posições dos botões, para não haver trocas caso os soquetes sejam iguais também nos encaixes. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire o difusor de ar. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire o parafuso de fixação do difusor central. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire os parasusos que estão escondidos atrás dos botões. |
 |
 |
 |
 |
 |
Para retirar os botões, utilize uma chave de fenda fina como alavanca, com cuidado para não quebrar os encaixes. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire o segundo parafuso de fixação escondido atrás do terceiro botão. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire o difusor central com cuidado, verificando se não há mais parafusos ao seu redor, fixando com arruelas ou outro sistema. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire o soquete do circuito interno do difusor de ar. O soquete possui um dos lados vazado para que não seja possível coloca-lo na posição invertida. |
 |
 |
 |
 |
 |
Detalhe do painel sem o difusor de ar. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire o parafuso de fixação da chave de seta. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire o soquete no lado "direito" da chave de seta, atento para o suporte em forma de gancho para desencaixe. |
 |
 |
 |
 |
 |
No lado esquerdo há também outro soquete, com um gancho para fazer o desencaixe. No detalhe, podemos ver o relê responsável pela setas (pequena caixa preta ao lado do soquete marron). |
 |
 |
 |
 |
 |
Para retirar o painel principal, retire os parafusos inferiores. |
 |
 |
 |
 |
 |
Retire os parafusos superiores. |
 |
 |
 |
 |
 |
Detalhe do parafuso superior esquerdo.
|
 |
 |
 |
 |
 |
Detalhe do parafuso direito inferior. A partir daí, puxe o painel para frente até sentir que está preso apenas pelo cabo do velocimetro. Para soltá-lo mais facilmente, desencaixe a ponta do cabo do velocimentro que é preso à caixa de câmbio, assim, poderá mover o painel para fora e pressionar o encaixe e puxa-lo para desconectar do painel.
|
 |
 |
 |
 |
 |
Para remontagem do paine, comece pelo painel principal, depois a chave de seta, atento aos soquetes e os passos a seguir.
|
 |
 |
 |
 |
 |
Não esqueça de plugar o soquete de iluminação do difusor central.
|
 |
 |
 |
 |
 |
Detalhe da remontagem do difusor central. Na foto ele está sujo, pois foi tirada na desmontagem. Aproveite todas as peças desmontadas para fazer uma faxina!
|
 |
 |
 |
 |
 |
Cuidado com o encaixe dos botões. Tem uma posição certa para encaixe, correndo o risco de quebrar o botão caso force na posição incorreta.
|
 |
 |
 |
 |
 |
Encaixe do difusor lateral esquerdo.
|
 |
 |
 |
 |
 |
Durante o posicionamento das travas da chave de seta, atente para o corredor de encaixe. A chave de seta deve descer até o final deste corredor.
|
 |
 |
 |
 |
 |
Recoloque a capa inferior, lembrando que ela entrará sob pressão para passar pela ignição.
|
 |
 |
 |
 |
 |
Painel limpo e remontado. Fique atento aos pequenos barulhos que podem acontecer depois da remontagem. Eles indicam parafusos soltos, encaixes quebrados ou algum sem fixação. Ter espumas com um lado adesivado é importante para fixar as peças e impedir que haja atrito entre elas, principalmente em caso de suportes e fixações quebradas.
|
 |
 |
 |