[MK5] Procedimento de "sangria" no Sistema de Freios

Autor: Alexandre Racer, Rodrigo Evora, Bia, Alexandre Bruno e Heinrich
Aplicação: Ford Escort 93 a 96 - MK5

Ferramentas necessárias: -

Para fazer a sangria proceda da seguinte forma:

1) conforme você for tirando os discos e colocando as pastilhas, abra a válvula que se localiza na pinça do freio, e esvazie o duto do fluido pressionando as pastilhas e depois pisando no pedal do freio. Observe que é necessário no mínimo 2 pessoas, para se observar quando cessará a saída do fluido da pinça. Importante lembrar também que o pedal ira ficar mole com o tempo, ja que não existirá mais fluido no sistema.

2) depois de fazer esse procedimento nas 4 rodas e recoloca-las, deixando o sistema sem fluido algum, complete o reservatório do fluido de freio até o limite

3) com uma pessoa no motorista, abra novamente a válvula na pinça em questão, bombeie o pedal do freio, até comecar a sair fluido. Após algumas bombeadas mantenha o pé no pedal até seu fim. Observe que, enquanto houver ar no sistema, o fluido nao sairá de forma contínua, e se isso ocorrer, repita a operacão de bombeamento até que saia fluido de forma constante, sinal de que nao existe mais ar.

4) Verificado, ENQUANTO o pedal estiver sendo pressionado até seu fim, que o fluido sai de forma constante, feche bem a valvula .

5) Prossiga a operacao nas 4 rodas. Antes de sair para fazer o teste final, faça um pequeno teste na garagem, para saber se basicamente o freio esta funcionando, e depois em local não muito movimentado, prossiga de forma mais severa a verificacao da eficiência do freio. Verifique também nivel do fluido, e complete se necessário, pois há perda de fluido durante a sangria.

6) Caso se note a tendência do carro sair para um lado quando se freia, ou ainda que o sistema nao está muito eficiente, repita a operacão de sangria, pois pode haver ar no sistema, o que provoca o funcionamento incorreto do sistema de freios.

7) No MK5 XR3, o circuito é em diagonal. A sangria deve ser feita SEMPRE da roda mais distante para a roda mais próxima em relação ao cilindro mestre, deve ser feito assim: começa a sangria pela roda traseira esquerda (lado do motorista), passando depois para a roda dianteira direita (lado do passageiro). Depois, voltando para a traseira, só que na roda do lado direito, e por último a roda dianteira esquerda. Como o circuito em diagonal forma um X, tem que manter isso na hora de sangrar, senão pode ficar ar na tubulação.

8) Faça todas as etapas com segurança, sempre com o carro apoiado e em local seguro. No momento dos testes, faça primeiro com o carro no local do serviço antes de sair para a rua. Não há serviço tão urgente que não possa ser feito com segurança.

Se tiver dúvidas, entre em contato com o autor do tutorial: alxd.racer@escortclube.com.br ou evora@escortclube.com.br.