Autor: Rogerio Cintra Aplicação: Ford Escort 1997 a 2003 (MK7) Ferramentas e equipamentos: chave 10mm de boca, alicate, chave grande ou barra de ferro (pode ser a chave de rodas), chave Philips media, iluminação e um cabo de embreagem de primeira linha.
Observação: Todo o procedimento descrito aqui foi realizado com os devidos cuidados de segurança. Se não tiver conhecimento ou material especificado, procure um especialista a fim de evitar dano ao equipamento.
Ferramentas necessárias.
Remova o parafuso para liberação da caixa de captação de ar.
Destaque da caixa retirada.
Detalhe do cabo da embreagem.
Túnel de passagem do cabo.
Retire a parte do painel para facilitar o acesso aos pedais.
Detalhe de parte do painel removida.
Para facilitar o acesso aos pedais, solte e baixe a caixa de fusíveis.
Detalhe da catraca e parte interna do túnel de passagem cabo.
Fique atento se ainda há a proteção do cabo (borrachinha na borda do túnel). Caso não haja, é preciso fazer alguma proteção para que o cabo não se rompa com o atrito nas bordas.
Passe o cabo de fora para dentro do carro. Verá que o cabo sai logo acima da catraca.
Com o alicate, para evitar machucados nas mãos, prenda o cabo na catraca.
Detalhe da proteção das bordas do túnel para evitar o rompimento do cabo por atrito.
Detalhe da parte externa (cofre do motor). Deixe o cabo bem encaixado para evitar danos.
Detalhe da extremidade do cabo que vai presa à embreagem. Há dois furos, no exemplo utilizamos o primeiro.
Encaixe o braço da embreagem com cuidado.
Com a chave ou barra de ferro, faça um apoio na região marcada. Apóie na barra e movimente o braço da embreagem para frente até que seja possível encaixar o cabo de embreagem.
Tome cuidado pois o apoio pode ceder, escapando o braço da embreagem.
Detalhe do braço da embreagem. Por ser catracada, a embreagem não necessita regulagem.
Basta recolocar o novo cabo e sair usando.
Esta parte foi adaptada para o túnel, facilitando a vedação e correta instalação do cabo.