[MK7] Troca do atuador de marcha lenta

Autor: Leandro S. Bastos
Aplicação: Ford Escort 1997 a 2003 (MK7 - Zetec)
Veículo utilizado: Ford Escort Zetec 1.8 16v - Injeção FIC EEC-IV

Introdução
: Uma das causas mais comuns de oscilação e problemas na marcha lenta do Ford Escort Mk7 é defeito no atuador da marcha lenta, conhecido como IAC. Este atuador é responsável pelo controle da entrada de ar para o motor quando a borboleta está totalmente fechada, ou seja, o pedal do acelerador não está pressionado.

Ferramentas: Jogo de chave Torque, Jogo de chave catraca, Chave de boca nº 8, Chave de fenda, Papel ou pano limpo, Paciência.

Observação: Nível de dificuldade do tutorial: MÉDIO. Faça o serviço com o motor frio. Evite que qualquer objeto estranho entre no coletor de admissão. Tome cuidado com os parafusos, evite perdê-los.

Retire os conectores dos bicos de injeção.
Desconecte as duas extremidades do tubo onde fica a MAF, tanto no compartimento do filtro de ar, como no corpo da borboleta.

Para tirar o duto de admissão de ar, desconecte o sensor MAF e a presilha que o prende no compartimento do filtro de ar.

Retire a abraçadeira que prende o duto principal à TBI (corpo da borboleta).

Retire o conector do sensor de temperatura do ar e retire o duto principal.
Para tirar a TBI, tire os dois parafusos na parte dianteira (lado do motor).
Retire os parafusos de fixação que ficam na parte inferior.
Retire o corpo da borboleta (TBI). Tampe a entrada do coletor de admissão com um papel toalha ou pano para impedir que algo caia lá dentro.

A IAC está logo abaixo, no coletor de admissão.

O parafuso inferior é mais fácil de ser retirado. Use a chave de boca, afrouxando-o e fazendo o resto do serviço com a mão. Guarde-o em local seguro. Faça o mesmo procedimento com o parafuso superiorr.

Não se preocupe se achar que está demorando, o trabalho requer muita paciência mesmo. Este serviço pode ser executado por baixo do carro, mas lembre-se de utilizar cavaletes e calços para realizar o serviço com toda a segurança.

Nunca utilize o macaco como apoio para o carro!
Coloque a IAC nova no lugar, na mesma posição, observando os anéis de vedação. Encaixe os parafusos (superior e inferior) e gire-os o máximo possível com a mão. Com a chave de boca, dê os apertos necessários para fixação da IAC.

Retire o papel ou pano de proteção da entrada do coletor e encaixe a TBI. Fixe com os parafusos e certifique-se de que não há folgas.

Conecte os sensores e o duto principal.