[MK5] Manutenção da chave de seta

Autor: Rodrigo Paschoal
Aplicação: Ford Escort 1993 a 1995 (MK5)

Ferramentas e equipamentos: alicate de bico fino, pinça (daquelas compridas), chave phiilips, lixa fina (daquelas de acabamento), graxa condutiva, cotonetes, álcool isopropílico.


Observação: Todo o procedimento descrito aqui foi realizado com os devidos cuidados de segurança. Se não tiver conhecimento ou material especificado, procure um especialista a fim de evitar dano ao equipamento.

Para proceder com a demontagem do painel e retirada da chave de seta, veja o tutorial clicando aqui!

 

Após retirar o comando de seta, leve-o para um local plano e bem iluminado. De preferência sobre sobre uma base branca (pode ser tecido ou papel).

Detalhe dos parafusos que devem ser retirados para a desmontagem.

Remova os 06 (seis) parafusos do tipo Philips e o relé.

Não abra a chave de seta por enquanto.

Ao começar a afastar as partes, algumas peças móveis vão cair. Sem afastar totalmente as partes, use o alicate de bico para desconectar os fios.

Neste momento, tudo já estará solto, e o comando pode ser aberto.

1- Borboleta de contato da seta;
2- Contato deslizante responsável pelo acionamento dos faróis;
3- Trava do botão do pisca (observe sua posição ao abrir o comando);
4- Pinos de contato da buzina;
5- Mola de retorno do botão do pisca.

Os espaços numerados são contatos e devem ser limpos com cotonetes embebidos em álcool isopropílico. Após a limpeza da graxa residual, lixe os contatos para remover resíduos mais resistentes.

A peça em destaque, deve ser encaixada na posição 3, com os pinos voltados para os contatos somente na hora da remontagem. Eu a coloquei ali por engano para fazer a foto.

Desconsidere a posição na foto.

Detalhe da fiação das manetes.

Deixe na mesma posição em que elas se acomodarem, pois está será a mesma posição dos encaixes da placa de contatos.

Detalhes do botão do pisca. As peças em destaque são móveis, presas por encaixe e empurradas por trás por pequenas molas.

- 04 travas
- 08 molas

Na foto aparecem:

- mola de retorno do botão do pisca;
- trava do botão do pisca;
- pinos de contato da buzina.

Travas retiradas para limpeza.

Algumas molas podem ficar presas devido ao derretimento da peça. Cuidado ao removê-las.

Estique as molas levemente para aumentar a tensão sobre as travas e melhorar os contatos.

Nesta parte, desencaixe a placa de contatos da parte traseira do comando.

Todas a partes móveis já foram retiradas, mas mantenha a atenção.

Após a limpeza dos pontos de contato, aplique uma pequena quantidade de graxa condutiva utilizando um pincel pequeno.

Não use muita graxa, ela serve somente para melhorar a condutividade da placa e reduzir o atrito.

 

Nesta parte do procedimento, a placa deve ficar com esta aparência.

 

Posicione as peças para a remontagem, começando pelo botão do pisca (2).

Coloque a trava no local observado ao desmontar, e pressione o botão para travá-lo e
mantê-lo no lugar durante a montagem. Caso não seja feito desta maneira o botão ficará caindo a todo momento.

A borboleta da seta (1) deverá ser colocada com a pinça logo que as partes estiverem parcialmente encaixadas. Ela só se prende quando o comando estiver fechado.

Não se esqueça de encaixar os pinos da buzina.